Scottish Straight
Ao acasalar um Scottish Fold (orelhas dobradas) com um British ou American Shorthair, na mesma ninhada nascerão gatinhos de orelhas dobradas e orelhas retas.
Durantes décadas os gatinhos nascidos desse tipo de cruzamento foram negligenciados. Era comum que esses gatos fossem registrados e vendidos como British, devida a sua quase total semelhança com esta outra raça.
Porém, em maio de 2014 a TICA deliberou que agora os gatinhos advindos de tais cruzamentos deverão ser registrados obrigatoriamente como Scottish Straight e os reconheceu inclusive para participarem (e competirem) em shows felinos.
Essa decisão causou uma grande reviravolta na criação da maioria dos gatis do Brasil, que investem na raça e trouxe a todos nós um novo desafio: trabalhar para o aprimoramento das características dessa “nova” raça. Para isso, é importante entender que: Os gatinhos de orelhas dobradas nascidos do acasalamento entre um Scottish Fold ou um British, American Shorthair ou Scottish Straight serão registrados como Scottish Fold e os de orelhas retas, como Scottish Straight.
O tempo se encarregou de separar bem as duas raças. Hoje, embora existam muitas coincidências entre elas, é quase impossível confundi-las (pelo menos a olhos treinados).
Se hoje se colocarmos lado a lado um bom exemplar de British e um bom exemplar de Scottish Fold, e desse último pudéssemos “endireitar” as orelhas, o resultado seria dois looks diferentes. As formas arredondadas da cabeça do Scottish são distintas das do British, assim como a forma dos olhos. São diferenças sutis que devem ser reforçadas no trabalho de criação.